
Guitarra Portuguesa
A guitarra portuguesa, também chamada guitarra de fado, é um cordofone com 6 pares de cordas e com caixa harmónica em forma de pera.
Existem três modelos principais de guitarras portuguesas: Porto, Lisboa e Coimbra, com destaque para os dois últimos.
​
A de Lisboa com caixa baixa arredondada e é a que possui o som mais “brilhante”. A de Coimbra é maior, com o corpo assumindo uma forma mais aguçada. A do Porto é a mais pequena. Uma das principais diferenças reside na cabeça da guitarra: a de Coimbra possui uma lágrima incrustada, enquanto que a de Lisboa apresenta um caracol. A do Porto goza de maior liberdade, podendo ter ora um dragão esculpido ora uma flor; os três estilos têm em comum as seis ordens duplas de cordas metálicas.
​
Desde que o fado é considerado Património Imaterial da Humanidade pela Unesco, o interesse por este instrumento tem aumentado significativamente.
​
A guitarra portuguesa é um instrumento essencialmente melódico, que preenche os espaços deixados pelo cantor, sendo o ritmo e a harmonia garantidos pela viola de fado.
​
A guitarra portuguesa, ou guitarra de fado, parece ter resultado da evolução do cistre europeu renascentista, tanto ao nível da afinação como ao nível da construção do seu interior e exterior.
​
​